Quanto tempo demora para eliminarmos o álcool de uma cerveja?

Essa pergunta sempre surge pelas mesas de bar. “Bebi só uma latinha, quanto tempo vai demorar pra eu eliminar todo o álcool?” Para acabar com essa dúvida e deixar você mais relaxado no happy hour, vamos discutir como e quanto tempo demoramos para eliminar o álcool.

Nosso corpo só consegue metabolizar uma quantidade fixa de álcool por hora. Isso quer dizer que a quantidade de álcool que você toma não influencia na velocidade de metabolização. Você pode tomar 2 chopes ou uma garrafa de vodca, o seu organismo vai sempre degradar a mesma quantidade de álcool/minuto.

Essa quantidade é aproximadamente 0,1g de álcool/Kg de pessoa/hora. Vamos fazer algumas simulações: Uma pessoa de 90Kg metaboliza 9g de álcool/hora. Uma lata de cerveja (330ml) fornece 16g de álcool, logo uma pessoa de 90Kg demora 1,6 horas (mais precisamente 1h e 36 min) para eliminar todo o álcool de uma latinha.  Agora vamos pensar numa pessoa de 50Kg, ela consegue metabolizar 5g de álcool/hora e vai precisar de 3.2horas (3h e 12min) para eliminar todo o álcool de uma latinha!!!! Muito tempo né? Agora imagine quanto demora para eliminar um porre??

O álcool é metabolizado por duas enzimas. Enzimas são proteínas especializadas em ajudar reações químicas a acontecerem. A enzima que metaboliza o álcool se chama álcool desidrogenase, ela faz com que o álcool vire acetaldeído. Depois outra enzima transforma o acetaldeído em acetato, que é utilizado no metabolismo celular. Bom, a velocidade de degradação de álcool que falamos acima, vem da quantidade dessas enzimas que cada pessoa possui. Isso segue um padrão pelo tamanho da pessoa, mas pode variar muito devido a herança genética de cada um. Isso explica variações que vemos entre pessoas diferentes na hora de eliminar o álcool. Outra coisa que altera a quantidade dessas enzimas é a exposição crônica ao álcool. Pessoas que frequentemente bebem muito, podem ter um aumento dessas enzimas, é como se o organismo delas aumentasse as enzimas para conseguir dar conta do recado e eliminar todo o álcool.

metabolismo

A quantidade de álcool varia muito conforme a bebida. Além disso, o volume que bebemos de cada bebida também varia muito. Para diminuir o número de contas que você precisa fazer para descobrir o tempo para eliminar cada uma delas, existe o sistema de unidade de álcool. Uma unidade de álcool corresponde a 10g de álcool puro e demora mais ou menos 1 hora para ser eliminado. A tabela abaixo mostra as bebidas mais comuns e quantas unidades cada uma fornece.

tabela 2

Fonte: http://bit.ly/14DUyCY

Usando a tabela, vemos que se você tomar uma taça de espumante terá consumido 1,8 unidades de álcool, e deverá levar 1,8 horas para eliminar somente essa taça. Quase 2 horas por taça! Caso você não tenha achado a sua bebida aqui, ou queria ver outras quantidades essa calculadora de unidades de álcool pode lhe ajudar –> http://bit.ly/1cWeYg1

Deu para notar que demoramos um bom tempo para eliminar todo o álcool que tomamos, né?! Por isso que muitas vezes após beber muito durante a noite, ainda nos sentimos embriagados na manhã seguinte. Sem falar nos efeitos do álcool sobre os nossos reflexos que acabam afetando nossa capacidade de dirigir. Por isso mesmo quando paramos de beber no final de uma festa com a intenção de voltar dirigindo para casa, ainda estamos com muito álcool na corrente sanguínea, e assim inaptos para dirigir.

Agora os efeitos produzidos pelo álcool são algo diferente. Você pode ter álcool na corrente sanguínea e não se sentir alcoolizado, todos nós sabemos disso. Os efeitos do álcool no cérebro variam de pessoa para pessoa e também  ajudam a explicar porque algumas pessoas ficam bêbadas mais rapidamente que outras.  Mas vamos deixar o efeito do álcool no cérebro para outro post! Certo?! Até lá!

Esse vídeo que explica direitinho o que é uma unidade de álcool. –> http://bit.ly/13wXpjE

About these ads